terça-feira, 19 de outubro de 2010

O BBB da vida real em San José – Por Norberto Carvalho

Olá amigos;
Gostaria de partilhar com vocês sobre o sucesso deste evento que chegou a ser comparado com a chegada do homem à lua. Sim o resgate dos 33 mineiros no Chile. Foi realmente um milagre que Deus operou através do homem e que para mim e acredito que para um mundo de gente, tem muito mais importância do que o primeiro fato.
Acredito que para àqueles que conhecem um pouco da vida laboral na mineração, em especial de metais preciosos, sabe o quanto a ganância é capaz de sobrepor à integridade humana. Isto talvez sirva para alertar ao mundo sobre as condições tão perigosas e insalubre à que esses profissionais são expostos.
Não por acaso resolvi falar de algo tão “valorizado” quanto os reality shows que são empurrados nossa goela abaixo e que de forma tão medíocres, alguns débeis ousaram comparar com o caso da mina de San José.
A teoria BBB de que o ser humano deve eliminar aqueles que não servem a seus propósitos ou meros caprichos, são cada vez mais difundidas na mídia hoje em dia. Ao comparar os 33 mineiros com os falsos heróis dos realities, querem forçar-nos a imaginar os conflitos que possivelmente existiram no período de 70 dias vividos pelos verdadeiros heróis do Chile, onde facilmente e por merecimento devem ser acrescentados também todos àqueles que de alguma forma contribuíram para o sucesso da operação e incluem-se também aqueles que ao menos não ousaram atrapalhar.
Ao ver mais uma das entrevistas exclusivas da Rede Globo, pude perceber que o repórter não estava tão envolvido com a matéria, ao menos o quanto seria necessário para compreender que não haveria espaço para tais comparações. Foi no mínimo deprimente. Não o crucifico por entender que lá quem manda é um “todo poderoso” do jornalismo.
É preciso ressaltar a união desses trabalhadores, assim como fizeram há 38 anos, os sobreviventes dos Andes, que lutaram pela sobrevivência sem precisar eliminar, ameaçar ou humilhar ninguém, e isto é algo muito mais importante que dinheiro e fama, ao menos para uma minoria da população, que muito provavelmente não entende a verdadeira importância dessa verdadeira vitória e merecido prêmio: a vida.
É preciso gritar cada vez mais alto e mais longe que o ser humano pode e deve ser mais do que um vencedor de um mero reality show; ele deve ser acima de tudo um vencedor na vida, acreditando que para isso, deve respeitar seus limites e os limites dos outros, e que aqueles que não o entendem ou não partilham de suas idéias, de alguma forma também contribuem para construção de um ser consciente e melhor. Isso é verdadeiramente desenvolver e evoluir.

Um abraço fraterno;
Norberto Carvalho

LIVRO OPERADOR DE EMPILHADEIRA

Quem somos.

Minha foto
Niterói / Nilópolis, Rio de Janeiro, Brazil

Norberto Carvalho

Norberto Carvalho
Norberto Pereira de Carvalho, Professor Técnico de Segurança do Trabalho, lecionando no Cefae II, Nilópolis, Bombeiro Profissional Civil - CBMERJ, com sólidos conhecimentos nas áreas de Técnologia Industrial e desenho técnico além de formação profissional como Eletricista predial e bons conhecimentos em Elétrica Industrial, com base sólida em Informática.

Sandro Vergara

Sandro Vergara
Sandro Vergara da Costa, formado como Técnico de Segurança do Trabalho pelo Centro Educacional de Niterói - CEN, possuindo vários cursos pertinentes à área de Segurança do Trabalho, atuando desde sua formatura, em 2005, como consultor, principalmente nas questões de treinamento em grandes empresas de diversas atividades econômicas.

Bem vindo!

Sinta-se à vontade para colaborar!